Evocar ou invocar?

Uma pergunta comum que surge na prática moderna da Wicca
e Paganismo é invocar uma divindade ou evocar a divindade. As palavras são semelhantes, como são os seus significados, mas que não são intermutáveis, por qualquer meio.

 Evocar uma divindade é pedir-lhe para acompanhá-lo durante o ritual ou um trabalho. Às vezes, isso envolve simplesmente o pedido ("Salve Marte, pedimos para se juntar a nós no círculo esta noite!") Ou fazer uma oferta ("Grande Artemis, oferecemos este pão como um presente de agradecimento!") na esperança de que a divindade apareça. Independentemente disso, uma evocação é o envolvimento externo com a divindade ou ser.

Invocar, por outro lado, é uma forma de possessão voluntária. Quando você invocar uma divindade ou ser, você não está pedindo que ele venha, você está convidando para dentro de si, e um deus ou deusa irá se manifestar por meio de um hospedeiro humano.

 Normalmente, se você é novo para as práticas espirituais, como na Wicca ou Paganismo, a maioria das pessoas irá aconselhá-lo a adiar a invocação da divindade até que você tenha aprendido o suficiente para ter um bom controle sobre o que está acontecendo. Pode ser uma boa idéia para se concentrar no que evoca, e em comunhão com os deuses, antes de invocá-los a assumir o controle de você, mesmo que seja apenas em caráter temporário.

2 comentários:

  1. Ei,sei que estou usando conta anônima pq não tenho conta aqui mas...eu ouvi dizer que invocação é pedir o poder da divindade,e evocação é pedir que ela apareça

    ResponderExcluir
  2. Evocar pelo que aprendi é obrigar uma participação
    e Invocar convidar

    ResponderExcluir

Quem somos

Grimório

Artigos comuns

Guia prático

FAQ

Energias

Caminhos Pagãos