O que é uma divindade trina?

Às vezes, você verá divindades referidas com a palavra "trina".
Um deus trino ou deusa trina é simplesmente uma divindade com três aspectos diferentes, mas conectados. Um exemplo disso seria Brighid, a deusa celta do fogo. Além de ser uma deusa do lar e da domesticidade, ela também é uma deusa do fogo ferreiro e artesanato, de cura e mergulho na inspiração. No caso de Brighid, cada um desses três aspectos ainda são chamados de Brighid.

 Algumas divindades trinas, no entanto, tem três aspectos com nomes exclusivos que compõem o todo. Na lenda grega, apesar de serem entidades individuais, Artemis e Selene formam uma tríade com Hecate, representantes da donzela, mãe e anciã.

 Nem todas as religiões tem deuses e deusas triplas - que parece ser um conceito encontrado em sistemas de crenças principalmente indo-europeus. Estudiosos acreditam que este sistema trino pode ter evoluído a partir de sociedades que tinham três classes distintas de pessoas - guerreiros, sacerdotes e camponeses médios.

2 comentários:

  1. Oi, meu nome é Deborah, li quase o blog inteiro e estou adorando. está me ajudando muito com meu início de estudos <3 Obrigada

    ResponderExcluir

Quem somos

Grimório

Artigos comuns

Guia prático

FAQ

Energias

Caminhos Pagãos